Visão geral

Uma bobina da fita de vedação GORE Série 500 fornece uma solução imediata e econômica para desafios de vedação que exigem um desempenho confiável e durabilidade estendida. Esse produto avançado, com sua resistência à deformação líder da indústria, é projetado para maximizar a confiabilidade operacional de aplicações com flanges de aço grandes, especialmente naquelas com ciclos térmicos.

O que torna a fita de vedação GORE Série 500 tão avançada e valiosa?

Tecnologia patenteada que supera o desempenho de outras vedações de ePTFE

A fita de vedação GORE Série 500 é feita de 100% politetrafluoroetileno expandido (ePTFE), usando uma tecnologia de fabricação patenteada da Gore que fornece uma confiabilidade de vedação excepcional, especialmente em flanges de aço grandes ou com formas irregulares.

Devido à sua estrutura interna, a fita de vedação GORE Série 500 se sobressai na resistência ao fluxo frio e à deformação. Testes comprovam que a fita de vedação GORESérie 500 é quase duas vezes mais eficaz em resistir à deformação do que outras marcas de fitas de ePTFE.

Resistência à deformação - Série 500

O diagrama reflete os dados de resistência à deformação com base na EN13555 usando uma fita de 15 mm x 3 mm moldada em um anel com emendas de 150 mm. Os valores de PQR foram obtidos com o estresse inicial de vedação de 30 MPa a 150°C.

Fita de vedação GORE Série 500
Rigidez superior vs. Junta única

Forma e funcionalidade otimizadas

A fita de vedação GORE Série 500 é uma fita de vedação moldada de alto desempenho - da Gore, a empresa que inventou essa categoria de produto 40 anos atrás. Ela se adapta a qualquer forma, instantaneamente. É tão fácil manuseá-la e instalá-la, que até mesmo flanges grandes são trabalho para apenas uma pessoa.

A fita de vedação GORE Série 500 é também altamente adaptável, compensando irregularidades consideráveis de flange. A vedação resultante é muito firme e duradoura, aprimorando a confiabilidade e segurança geral do sistema.

Feita de 100% ePTFE quimicamente inerte, a fita de vedação GORE Série 500 resiste de maneira durável aos rigores de processos químicos agressivos. Ela resiste a todos os meios de processo (pH 0-14), exceto metais alcalinos fundidos/dissolvidos e flúor elemental. Versátil o suficiente para uso em sistemas de processo com base em alcalinos, ácidos e solventes fortes, a fita de vedação GORE Série 500 é uma solução única para várias necessidades de vedação.

GORE Série 500
Sealability Proof of the Skive Joint

Poupa tempo, dinheiro e problemas

A fita de vedação GORE Série 500 fornece vantagens significantes no local e externamente.

Ela elimina o tempo de latência, custos e complexidades associadas ao projeto, especificação, obtenção, envio, armazenamento e instalação de vedações pré-fabricadas tradicionais de peça única.

A Série 500 fornece um desempenho de vedação excepcionalmente confiável, enquanto torna as instalações de vedação mais rápidas, mais econômicas e mais simples.

Especificações técnicas

Material 100% PTFE (politetrafluoroetileno) expandido, com força multidirecional.
Esse produto é fornecido com um lado adesivo para auxiliar na instalação do produto.
Resistência química Resistência química a todos os meios de pH 0-14, exceto metais alcalinos fundidos e flúor elemental.

 

Faixa operacional A pressão e temperatura máximas aplicáveis dependem, principalmente, do equipamento e da instalação.
  • Uso típico: -60 °C a 230 °C (-76 °F a 445 °F); vácuo industrial total(1) a 40 bar (580 psi)
  • Utilização máxima: -269 °C a 315 °C (-452 °F a 600 °F); vácuo total a 70 bar (1000 psi)

Para aplicações que estejam fora da faixa de uso típico, a Gore recomenda um cálculo de projeto de engenharia com aplicação específica e cuidado extra durante a instalação. Além disso, leve em consideração um novo torqueamento após um ciclo térmico quando o equipamento tiver retornado a uma condição de temperatura ambiente. Entre em contato com a Gore caso precise de orientação adicional.

Tempo de armazenamento ePTFE não é sujeito ao envelhecimento e pode ser armazenado indefinidamente. Para garantir uma função adesiva otimizada, nós recomendamos o uso dentro de até dois anos da data de compra quando armazenado sob condições(2) normais

(1) pressão absoluta de 1 mmHg (Torr) = 133 Pa = 1,33 mbar = 0,019 psi
(2) 21°C (70°F) 50% umidade relativa

A fita de vedação GORE Série 500 está disponível com larguras, espessuras e combinações de comprimento de bobinas variados.

Largura*

10mm 3/8"
15mm 1/2"
20mm 3/4"
25mm 1"
30mm 1,25"
40mm 1,5"
50mm 2"

* Produtos disponíveis em combinações de espessura 3 mm & 6 mm

Todas as partes são fabricadas em dimensões métricas.

Dados de teste
  Temperatura de teste Espessura
    3 mm (1/8") 6 mm (1/4")
Relaxamento da deformação 23°C (73°F) 5% 10%
169°C (336°F) 43% 54%

Com base na EN 13555, este teste foi realizado com uma rigidez de fixação de 500 kN/mm, no estresse mínimo para vedação, com faixas de 30 mm de largura.

  Espessura
  3 mm (1/8") 6 mm (1/4")
Estresse mínimo para vedação para obter uma taxa de vazamento de nitrogênio de 0,1 mg/(s·m) 19 MPa
(2.755 psi)
23 MPa
(3.335 psi)

Este teste foi realizado utilizando fitas de 30 mm de largura moldadas em um círculo de 150 mm de diâmetro.

  Temperatura de teste Espessura
    3 mm (1/8") 6 mm (1/4")
Máximo estresse da superfície Ambiente 170 MPa
(25.000 psi)
160 MPa
(23.000 psi)

Com base na EN 13555, este teste foi realizado usando uma vedação de anel de 65 mm x 85 mm.

Fatores de design de vedação

m & y são constantes de vedação usadas para design de flanges conforme especificado no Código de Pesquisa de Vasos de Pressão e Caldeiras ASME, Seção VIII, Divisão 1, Apêndice 2. As taxas de vazamento versus os estresses Y e o fator m para vedações estão atualmente sendo propostos como um novo método de teste no Grupo de Trabalho ASTM F03.

Definições de constantes de vedação

O fator de manutenção, m, é um fator que descreve a quantidade de pré-carga adicional necessária para manter uma carga compressiva em uma vedação após a pressão interna ser aplicada a uma junta. 

A pressão de esmagamento, y, é o estresse compressivo mínimo (psi) necessário para obter uma vedação inicial.

  Espessura
  3 mm (1/8") 6 mm (1/4")
m 2,5 2,5
y 2.750 psi 3.330 psi

Este teste foi realizado utilizando fitas de 30 mm de largura moldadas em um círculo de 150 mm de diâmetro.

Informações sobre certificações e aplicações

Para o teste TA Luft1, a vedação é instalada em um flange de aço DN40/PN40, normalmente com um estresse de vedação de 30 MPa. O flange é então exposto a uma temperatura definida por no mínimo 48 horas. Após o arrefecimento, a taxa de vazamento é medida durante um período de pelo menos 24 horas. A pressão de teste é de 1 bar hélio.

A taxa final de vazamento após uma duração de teste de 24 horas deve permanecer abaixo de 10–4 mbar*l/(s*m) para que a vedação seja qualificada de acordo com TA Luft.

Os certificados TA Luft estão disponíveis para espessuras de 3mm e 6mm.

1Federal Ministry of Germany for the Environment, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety: First General Administrative Regulation Pertaining the Federal Emission Control Act (Technical Instructions on Air Quality Control - TA Luft), Joint Ministerial Gazette, July 30, 2012.

Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM) testa a compatibilidade do material de vedação para uso em conexões com flanges com oxigênio líquido e gasoso. Mais informações sobre o procedimento do teste e o resultado podem ser encontradas no seguinte relatório do teste. Observe que o teste foi conduzido sem a proteção adesiva.

Esse teste analisa os íons de fluoreto e cloreto lixiviáveis solúveis em água que podem induzir a corrosão do flange. As amostras foram lixiviadas por 24 horas a aproximadamente 95°C em água desmineralizada. Contate a Gore para mais informações se esse teste for necessário para sua aplicação.

Os produtos de vedação GORE correspondem à definição de um artigo; portanto, o Folheto Técnico de Segurança do Material (MSDS), ou Folheto Técnico de Segurança (SDS), não é necessário. No entanto, para sua conveniência, um folheto de segurança do produto (PSS), que detalha o uso pretendido e manuseio adequado de nossos artigos, é fornecido abaixo.

O sistema de gestão de qualidade da GORE Sealant Technologies é certificado de acordo com a ISO 9001.

Recursos

EXCLUSIVO PARA UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL

Não indicado para utilização em processos de fabricação, processamento ou embalagem de alimentos, fármacos, cosméticos ou dispositivos médicos